Tuesday 12 June 2012

Disco Chen - António Variações . anjo da guarda [Capitol Records, 1989]


Nasceu António Joaquim Rodrigues Ribeiro, a 3 de Dezembro de 1944, no distrito de Braga. Filho de camponeses, roubou a musicalidade do pai para dar os seus primeiros passos de aprendizagem musical. Esperavam-no as viagens por Angola, em serviço militar, Londres, em 1975, e finalmente Amsterdão, meses depois. Finalmente regressa a Portugal, a Lisboa, onde aprende a profissão de barbeiro e começa o percurso pelo qual o lembramos.

Em 1978 assina pela editora Valentim de Carvalho. Depois, seguem-se as actuações no Rock Rendez-Vous, ou mesmo a passagem pelo programa de televisão O Passeio dos Alegres, de Júlio Isidro, onde se dá a conhecer ao público português. Depois do lançamento de um single com os temas Povo que Lavas no rio – de Amália Rodrigues – e Estou Além, edita o primeiro longa-duração, Anjo da Guarda, no ano de 1983. Precisamente, o trabalho que durante esta semana recordaremos nas emissões de Acorda Bamba.

Um disco Chen em língua portuguesa para escutar no éter dos 107.9, já que quarta-feira se assinalarão os 28 anos após a morte do ícone português.

No comments:

Post a Comment